Todo mundo um dia já deixou de tomar água da torneira, pois ouvi que não é potável o suficiente para beber, né?
A Annie Leonnard, do projeto The Story Of Stuff – que são vídeos contando como funciona o conceito, a fabricação e uma pá de outras coisas de itens que consumimos diariamente e nunca pensamos para pensar nele – explica no vídeo A História da Água Engarrafada como funciona o mercado da garrafinha de água mineral.
Ela revela como fomos induzidos a acreditar que a água engarrafada é a única alternativa e como a consumimos sem culpa. De acordo com as pesquisa as apresentadas, as garrafinha mineral é uma das maiores jogadas de marketing que existe.
Tá bom que em muitos locais fica bem difícil em matar a sede com aquele líquido “colorido” que sai da torneira. Mas ela lembra que esquecemos de reivindicar o tratamento correto da água em nossa região e das alternativas que existem, como o filtro.
As pesquisas e os números apresentados por Annie são assustadores. Para você ter uma ideia, só a população dos EUA consome meio milhão de garrafinhas por semana, o suficiente para dar cinco voltas ao mundo – E para onde vai tudo isso? – Sem contar que ela custa 2 mil vezes mais que a água consumida da torneira. E fica a “suspeita” que boa parte desse número absurdo fica por conta da fabricação da embalagem, da tampinha e do adesivo.
É uma série de incentivos que faz eu, você e todo mundo irem para direção errada e consumir água de garrafinha, ao invés de investir todo esse gasto em recursos de tratamentos e melhorias da água que sai da nossa torneira.
Vale (muito) o play!