Sabia que muitos produtos de limpeza não são obrigados, por lei, a serem biodegradáveis? Pensando nisto, separamos algumas receitas simples e que podem também te ajudar a economizar na limpeza.
Começamos pelo sabão líquido!
Ingredientes
- – 1 sabão em pedra, de coco ou outro favorito.
- – 3 colheres de sopa de bicarbonato de sódio
- – 1 panela grande
- – 1 ralador
- – 1 filtro ou peneira
- – 3 litros de água
- – Óleo de essência de limão ou outro aroma que prefira
Modo de preparo
Rale de 35 a 40 gramas do sabão. Em seguida, esquente um litro de água na panela e adicione as raspas. Quando as raspas se dissolverem, junte três colheres de sopa de bicarbonato de sódio e misture, deixando descansar por uma hora. Após isso acrescente um litro de água morna e passe a mistura por um filtro ou peneira fina para retirar os pedaços não dissolvidos. Feito isso, aplique dez gotas de óleo de essência de limão ou outro de sua preferência e junte com um litro de água fria.
Realizado o procedimento, agite bem a mistura. Deixe descansando mais um pouco e divida em potes menores para utilizar na lavagem de roupas com a máquina. Pronto!
Agora, faça seu próprio detergente!
Ingredientes:
- 1 sabão em pedra de coco (200g)
- 3 colheres de sopa de bicarbonato de sódio (42g)
- 3 litros de água
- Álcool (50ml)
- Óleo essencial de sua preferência (10ml)
Materiais
- 1 panela grande
- 1 ralador
- Recipientes para armazenagem
Modo de preparo
Rale as 200 gramas do sabão de coco. Em seguida, esquente 3 litros de água na panela e adicione as raspas. Quando as raspas se dissolverem, adicione três colheres de sopa de bicarbonato de sódio, 50ml de álcool e 10ml do óleo essencial. Misture bem por 5 min e deixando descansar por uma hora. Pegue recipientes limpos e divida o sabão entre eles.
O sabão líquido caseiro, além de não ser tão poluente, chega a ser mais barato que os produtos comercializados e rende muito mais.
Via Ecycle.
Excellent read, I just passed this onto a colleague who was doing a little research on that. And he just bought me lunch as I found it for him smile Therefore let me rephrase that: Thank you for lunch! “He who walks in another’s tracks leaves no footprints.” by Joan Brannon.