A gente aqui falando em ser mais sociável, mais solidários, e a natureza sempre nos dando exemplo que já tem esses preceitos há milhares de anos, e sempre nos mostra como aprender com ela. Uma espécie de pardal republicano constrói ninhos gigantes que são habitados por diversas espécies, conseguindo comportar até 100 pássaros.
Eles são conhecidos como sociable weaver, que em tradução livre seria algo como tecelões soicáveis. Esses pequenos pássaros habitam e constroem seus ninhos em postes do deserto africano de Kalahari, a partir de galhos e gramas coletados, que se mostram mais resistentes que árvores e mais seguro contra intrusos, como cobras que poderiam subir facilmente em árvores, mas em postes altos se torna quase impossível a escalada. E por conta do tamanho e volume dos ninhos, os pássaros ficam refrescados durante o dia e aquecidos durante a noite.
Quem revelou essa maravilha natural arquitetônica foi o fotógrafo sul-africano Dillon Marsh, com uma série chamada Assimilation (Assimilação), vejam:
Um representante da espécie desses habilidosos pássaros: