Gerar eletricidade com uma tarefa tão simples como andar pode ser uma realidade. Um grupo de estudantes da Rice University, no Texas, Estados Unidos, está desenvolvendo o PediPower, um dispositivo capaz de extrair e armazenar energia para alimentar objetos eletrônicos portáteis. O usuário só precisa de andar.
Os quatro estudantes de engenharia mecânica concluíram que o calcanhar, quando bate no chão, tem força suficiente para produzir energia, que pode ser utilizada para carregar objetos portáteis, como por exemplo celulares. O PediPower é acoplado à sola do tênis e bate no chão antes de qualquer outra parte do pé.
Por enquanto, a potência destes protótipos não dá para mais do que uma bateria limitada, mas o objetivo a longo prazo é pensar na utilidade para dispositivos médicos (como um pacemakeralimentado pela própria pessoa, ainda que muitos destes doentes tenham dificuldades de mobilidade). Apoiado pela Cameron, o projeto tem pernas para andar, na tentativa de aperfeiçoar os materiais usados no PediPower, tornando-o menor e mais potente. Confira a inovação destes estudantes dos Estados Unidos: